sexta-feira, 27 de maio de 2011

Literatura Infantil Adaptada

O SAEDE (Serviço de Apoio Educacional Especializado) da Escola de Educação Básica Joaquim Nabuco, atende os alunos Fernando Antunes (Baixa visão) e Samara Pierog (Cega) que estão concluindo o curso de Magistério no Colégio Costa e Silva.
Uma das atividades desenvolvida foi a adaptação de livros de literatura para deficientes visuais. Trabalhando com diferentes texturas e escrita em Braile, as adaptadoras e professoras do SAEDE, Claudete Dall’Agnol e Marilde Eckert, confeccionaram os livros A Casinha de Ziraldo e o livro A Vaquinha Mumu adaptado por Fernando a partir do livro O Patinho Quá-quá.
A adaptação dos livros de literatura infantil busca disponibilizar para crianças cegas condições de autonomia na manipulação dos livros, socialização com as letras para que estas possam desenvolver a linguagem escrita. O uso das texturas é intencional para diferenciar as formas e expandir as possibilidades de ensino com estimulação de outros sentidos. Como citado por Vivian de Oliveira Preto,
“...torna-se necessário e fundamental proporcionar às crianças cegas experiências tão ricas quanto às crianças que enxergam, ou seja, oferecer vivências por meio de outros sentidos de modo que a criança possa interagir com o mundo e com os objetos à sua volta. Daí a importância da adaptação de materiais e objetos para as crianças cegas, como por exemplo, o livro de literatura infantil.” [PRE, 2009).

O trabalho de dissertação de Vivian de Oliveira Preto sobre Adaptação de Livros de Literatura Infantil para alunos com Deficiência visual pode ser conferido em http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/preto_vo_me_mar.pdf . Acessado em 03/05/2011.

As fotos dos livros você encontra em  Livros Adaptados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário