sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dimensão Pedagógica

 Compreende-se que a concepção de escola se fundamenta no reconhecimento das diferenças humanas e na aprendizagem centrada nas potencialidades dos alunos e não na imposição de rituais pedagógicos preestabelecidos que acabam por legitimar as desigualdades sociais e negar a diversidade. Nessa perspectiva, a escola deve responder às necessidades educacionais especiais de seus alunos considerando a complexidade e heterogeneidade dos educandos e, consequentemente, os ritmos de aprendizagem. Para tanto, é necessária uma nova estrutura organizacional, com currículos flexíveis, modificações organizacionais, estratégias teóricas metodológicas eficientes, recursos e parcerias com a comunidade. (Alves, 2006)
A Educação Especial, como modalidade da educação básica, responsável também pelo atendimento educacional especializado, organiza-se de modo a considerar a aproximação dos pressupostos teóricos à prática da educação inclusiva, a fim de cumprir dispositivos legais, políticos e filosóficos.
 A inclusão de pessoas com necessidades especiais na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula como no atendimento educacional especializado. (Silva 2007)
 Nesta perspectiva, o Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE é caracterizado por:
- ser uma modalidade de atendimento empreendida pela escola no sentido de oferecer o suporte necessário aos educandos com deficiência para o acesso ao conhecimento;
- possibilitar novas oportunidades ao educando de lançar mão de outros sentidos e experiências, para elaborar o saber escolar, sendo que o professor não deverá repetir os mesmos procedimentos ou atividades que são realizadas em sala de aula do ensino regular;
- ser um conjunto de procedimentos e instrumentos específicos, mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos do aluno com deficiência.
O serviço de atendimento educacional especializado se caracteriza por ser uma ação de sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.

2 comentários:

  1. Parabéns por se aventurarem no mundo virtual e mostrarem ao mundo o que estão fazendo. Visitarei sempre!
    Abraços a todos!

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  2. Eu quero ver este site "bombando" de visitas, porque as pessoas precisam conhecer a proposta, toda a história da educação inclusiva, desmistificar de vez as contradições, os desencontros e acreditar na perspectiva de sucesso da escola inclusiva.

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