sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Não é doença ou transtorno psíquico, é sim, um prejuízo das funções cognitivas.
As deficiências intelectuais podem variar de leve à grave, sendo muito importante as intervenções educacionais o mais cedo possível.
As deficiências podem ser por causas intraindividuais como as transmitidas geneticamente
(Síndrome de Dowm) as de origem metabólica (fenilcentonuria) ou ser causadas por danos cerebrais graves (acidentes e tumores)
Nas causas externas ao indivíduo estão os fatores pré-natais, (antes do nascimento)
fatores perinatais (do nascimento até um mês) fatores pós natais (após um mês de vida) fatores ambientais.
Pré-natais
desnutrição materna, alcoolismo, uso de drogas, cigarro, medicação proibida, infecção e intoxicação.
Perinatais
Falta de assistência ou trauma no parto, prematuridade, baixo peso do bebê, incompatibilidade de fator Rh, falta de cuidados básicos do bebê, hipóxia (oxigenação no cérebro insuficiente) anóxia (falta completa de oxigênio) icterícia grave no bebê.
Pós- natais
traumatismos (quedas) desnutrição, desidratação, intoxicação (remédios produtos químicos...)
Ambientais
Ausência de estimulação no ambiente, empobrecimento das relações afetivas.
Para trabalhar com esse aluno a escola precisa utilizar várias estratégias, vendo sempre as potencialidades dos seus alunos.
Dicas
  • Ofereça situações em que o aluno possa participar;
  • Utilize materiais concretos;
  • Apresente experiências da vida cotidiana;
  • Incentive a escrita e a leitura como uma função social, não apenas reprodução;
  • Faça pequenas redações como escrever bilhetes;
  • Desenvolva trabalhos com o nome do aluno;
  • Trabalhe com a cultura popular.
Maria Salete Correa
Professora SAEDE - Joaquim Nabuco


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